INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Grupos de Pesquisa

Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos


Histórico

O Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos (GMEME) atua desde 1990. O objetivo geral do Grupo é estudar os conceitos fundamentais da eletroquímica e sua aplicação ao desenvolvimento de novos materiais e de métodos de análise, com ênfase em sistemas de interesse prático. O Grupo conta com 3 docentes e 1 técnico de nível médio, 3 pós doutores, 7 alunos de doutoramento, 10 de mestrado e 1 aluno de iniciação científica. Conta ainda com a participação de um pesquisador da EMBRAPA, assim como se realizam diversas atividades de intercâmbio nacional e internacional. A produtividade científica do GMEME tem sido elevada e crescente, sendo que desde 1990 foram formados 3 pós-doutores, 13 doutores e 21 mestres, publicados 53 artigos em periódicos estrangeiros, 25 em periódicos nacionais, assim como 53 trabalhos completos e 152 resumos em congressos nacionais e internacionais. Além disto, foram também desenvolvidos 3 produtos/processos tecnológicos sem patentes

Maiores Informações no Site

Infraestrutura

Linhas de Pesquisa

As pesquisas no GMEME estão agrupadas em seis linhas principais que incluem temas de eletroquímica fundamental, aplicações tecnológicas e métodos eletroanalíticos avançados. Essas atividades são descritas a seguir:

1. Eletrocatálise
Nesta linha de pesquisa estuda-se a correlação entre o material eletródico e a cinética e o mecanismo de reações de transferência de carga, incluindo os intermediários quimissorvidos e a deposição de metais em regime de subtensão. Em particular, a reação de desprendimento de hidrogênio, assim como novos materiais eletrocatalíticos têm sido largamente estudados nestes laboratórios.

2. Deposição de Metais e Ligas
Este tema inclui estudos abrangendo os primeiros estágios de deposição (eletrocristalização), a formação de ligas superficiais, assim como a formação de depósitos massivos de metais e ligas amorfas e cristalinas de interesse científico e tecnológico. Envolve também a preparação e estudos em ultramicroeletrodos e em eletrodos de grande área efetiva.

3. Óxidos Derivados de Sol-Gel Para Aplicações Eletroquímicas
Os estudos nesta área envolvem a preparação, caracterização e determinação das propriedades eletroquímicas relativas à eletrocatálise, proteção à corrosão, etc., de óxidos metálicos preparados pelo método Sol-Gel sobre diversos substratos. Têm sido testados filmes de ZrO2, SiO2, SiO2-TiO2, SiO2-Al2O3, SnO2, SnO2-Sb2O3, RuO2-IrO2, etc..

4. Eletroanalítica Aplicada a Alimentos e Materiais de Interesse Biológico e Ambiental
O objetivo nesta área é desenvolver e aplicar métodos eletroanalíticos na determinação de contaminantes e poluentes tais como metais pesados, pesticidas e outras substâncias tóxicas eletroativas em alimentos, fluidos biológicos, águas, solos e outras amostras de interesse da química ambiental. Ultramicroeletrodos de fibra de carbono e de micro fios de ouro e platina, assim como os eletrodos de diamante dopados com boro, estão sendo desenvolvidos e aplicados a esses problemas.

5. Instrumentação Eletroquímica e Eletroanalítica
Corresponde ao desenvolvimento de “software” e “hardware” para sistemas automatizados em eletroquímica e eletroanalítica, com ênfase em ultramicroeletrodos e em eletrodos para protótipos de bancada (Estação de Testes). Paralelamente com a utilização de instrumentação comercial convencional (polarógrafos e potenciostatos) estão sendo aplicados, nos diversos projetos do Grupo, instrumentos desenvolvidos em nossos laboratórios ainda a nível de protótipos.

6. Materiais e Protótipos Para Eletrólise Industrial
Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de tecnologia de produção e utilização de novos materiais para a eletrólise da água, células a combustível e outras aplicações industriais. Estão sendo construídos protótipos de bancada de eletrolizadores de água com novos materiais eletródicos

Técnicas Empregadas

Grupo

Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos - GMEME Página do Grupo

Integrantes