INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Grupos de Pesquisa

Grupo de Ensino de Química


Histórico

Aa atividades na área de pesquisa em Ensino de Química se iniciaram em 2003 e abrangem investigações dirigidas para o desenvolvimento, implementação e avaliação de materiais didáticos e para o entendimento da linguagem como recurso para o ensino-aprendizagem de química. O grupo conta atualmente com um docente, quatro alunos de doutorado e sete alunos de mestrado. Até o momento, foram formados dez mestres no grupo.

Infraestrutura

Linhas de Pesquisa

1. A Linguagem Como Recurso Para o Ensino-Aprendizagem de Química
É notório o crescimento de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior em relação á linguagem no ensino de ciências. Entre as temáticas abordadas encontram-se as linguagens na interação escolar; a divulgação científica e o texto literário no ensino-aprendizagem de ciências; confronto da linguagem escrita com outras linguagens disponibilizadas em nossa cultura pelas novas tecnologias, entre outras. Dentro desta perspectiva, esta linha de pesquisa objetiva desenvolver estudos capazes de estabelecer limitações e possibilidades inerentes às diversas formas de linguagem presentes no ensino de química.

2.Novas Tecnologias Para o Ensino de Química
Esta linha de pesquisa abrange estudos que visam a investigação de aspectos decorrentes da utilização dos computadores no ensino de química. Questões relacionadas ao desenvolvimento, implementação e avaliação de material didático (softwares educacionais, textos e ambientes hipermídia, etc), bem como aos processos envolvidos nestas abordagens são estudadas.

3. Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Química
Como a denominação sugere, nesta linha são realizados estudos sobre o estado da arte da pesquisa em Educação em Química.




Visite nossa home page: http://www.gpeqsc.com.br

Técnicas Empregadas

Grupo

Grupo de Ensino de Química - GPEQSC Página do Grupo

Integrantes