Grupos de Pesquisa

Grupo de Biotecnologia Microbiana


Histórico

O grupo de Biotecnologia Microbiana foi instalado a partir da contratação da Prof. Marcia Nitschke pelo IQSC em abril de 2007, para atuação nas disciplinas de Microbiologia e Bioquímica Industrial e Fermentação na Indústria de Alimentos. A biotecnologia é uma das áreas de pesquisa que mais se desenvolveu nos últimos anos, atrelada ao desenvolvimento da tecnologia de DNA recombinante. Os microrganismos desempenham papel fundamental na biotecnologia, seja ela a biotecnologia tradicional, que envolve a produção de produtos de interesse industrial a partir de bactérias, fungos e leveduras, ou a biotecnologia moderna que se utiliza de microrganismos geneticamente modificados. O enfoque principal é explorar a potencial metabólico dos microrganismos e sua aplicação em diferentes setores industriais.

Infraestrutura

O laboratório ocupa atualmente um espaço de 40m2 e conta com equipamentos de pequeno e médio porte necessários para o desenvolvimento das pesquisas em andamento. São estes: capela de segurança biológica, autoclave, estufas bacteriológicas, estufa de secagem e esterilização, espectrofotômetro UV-Vis, medidor de pH, balança semi-analítica, banho de ultrasom, banho-maria, geladeiras, microondas, centrífuga refrigerada de bancada, microscópio trinocular com fotodocumentação, microcentrífuga, agitadores vortex, micropipetadores, sistema de purificação de água.

Linhas de Pesquisa

1)Biotensoativos: seleção, caracterização e aplicação de agentes tensoativos de origem microbiana. Estudo da produção a partir de resíduos agroindustriais. Em termos de aplicação são estudadas propriedades úteis para a indústria de alimentos (atividade emulsionante, anti-adesiva), farmacêutica (atividade antimicrobiana) e na área ambiental(biorremediação).

2)Adesão bacteriana: estudo da interação entre bactérias patogênicas de interesse médico e alimentar com superfícies de materiais. Condicionamento de superfícies com moléculas tensoativas e sua influência na adesão bacteriana.

Técnicas Empregadas

Grupo

Grupo de Biotecnologia Microbiana - GBM Página do Grupo

Integrantes