Grupos de Pesquisa

Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces
O Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces tem buscado a compreensão dos processos de transferência e transporte de carga em sistema biológicos na presença de nanoestruturas. Utilizando as mais diversas técnicas eletroquímicas, o Grupo também tem se destaca

Grupo de Biotecnologia Microbiana
Os microrganismos desempenham papel fundamental na biotecnologia clássica ou moderna. O principal objetivo do grupo é a pesquisa e desenvolvimento de produtos de interesse industrial através do uso de processos biotecnológicos envolvendo microrganismos.

Grupo de Eletroquímica
A característica fundamental do grupo é sua multi-disciplinaridade no enfoque da pesquisa, sendo este fato refletido na utilização de técnicas eletroquímicas clássicas e avançadas e diversas técnicas não-eletroquímicas, algumas em ultra-alto vácuo.

Grupo de Eletroquímica Interfacial
O Grupo de Eletroquímica Interfacial (GEqI) tem como docente responsável o Professor Artur de Jesus Motheo, e foi criado no início de 1995. Atualmente, os principais temas de pesquisa em desenvolvimento versam sobre adsorção sobre eletrodos metálicos, rec

Grupo de Ensino de Química
O grupo abrange investigações dirigidas para o desenvolvimento, implementação e avaliação de materiais didáticos e para o entendimento da linguagem como recurso para o ensino-aprendizagem de química.

Grupo de Físico-Química Orgânica
O Grupo de Físico-Química Orgânica (GFQO) iniciou suas atividades a partir de 1983. Até 1996 o Grupo de Físico-Química Orgânica publicou cerca de 70 artigos em revistas especializadas (internacionais e nacionais); 90 artigos em Anais de congressos interna

Grupo de Fluorescência Molecular
O Grupo de Fluorescência Molecular (GFM) desenvolve pesquisas na área de preparação e caracterização de novos materiais fluorescentes e luminescentes. Inclui o estudo de processos moleculares e o aprimoramento de técnicas em espectroscopia eletrônica.

Grupo de Fotoquímica
O Grupo de Fotoquímica iniciou suas atividades efetivamente em 1984. Desde então tem se firmado como um dos Grupos no País mais atuantes na área, além de ter estabelecido contatos e intercâmbios com vários laboratórios de Fotoquímica de destaque de todo o

Grupo de Materiais Coloidais
O Grupo de Materiais Coloidais (GMC) foi criado no IQSC em 2008 com a contração do Prof. Dr. Laudemir Carlos Varanda. O principal objetivo do GMC é o desenvolvimento de novas rotas sintéticas de colóides e nanomateriais para diversas aplicações.

Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos
O objetivo geral do Grupo é estudar os conceitos fundamentais da eletroquímica e sua aplicação ao desenvolvimento de novos materiais e de métodos de análise, com ênfase em sistemas de interesse prático.

Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas
Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas

Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos
O Grupo de Química Orgânica de Produtos Naturais (GQOPN) desenvolve atividades de pesquisa que objetivam o isolamento, a identificação e síntese de produtos naturais biologicamente ativos provenientes de invertebrados e microorganismos marinhos.

Grupo de Química Orgânica e Biocatálise
O Grupo atua na área de Pesquisa utilizando enzimas comerciais e micro-organismos da biodiversidade brasileira para promover reações de biocatálise, biotransformação e biodegradação em compostos orgânicos.

Grupo de Reatores Químicos e Catálise Heterogênea
A área de pesquisa em Catálise Heterogênea começou a ser implantada em 1998 e tem por objetivo estudar o desenvolvimento de sistemas catalíticos que possam ser utilizados em reações químicas que visem a melhoria da qualidade ambiental.

Grupo de Síntese Orgânica
O grupo de Síntese Orgânica, criado em 2008 com a contratação do prof. Dr. Antonio C. B. Burtoloso, tem como principais objetivos o desenvolvimento de novas metodologias sintéticas em química orgânica e suas aplicações na síntese de produtos naturais.

Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais